Para 20.04.12
TCC
A desterritorialização da escola
A sociedade atual muda velozmente os seus valores. E não há o que se possa fazer em relação ao que vai ficando para trás...
Lamentar o que se perde pelo caminho? É sedutora a ideia. Afinal, “no meu tempo” havia mais respeito pelos mais velhos, filhos não tiranizavam os pais, a família era uma instituição respeitada, casamentos não se desfaziam à menor rusga...
Mas... tenho que admitir: “no meu tempo” também, quanta mentira se dizia...
A verdade é que o caminhar se impõe, e nem sempre prá frente; às vezes pros lados, uma ou outra vez prá trás, mas a resultante parece sempre ser o que tinha de ser...
Reinventar a vida, de qualquer forma, merece cuidados:
guardar o que dá base,
entregar ao vento o que não serve mais,
saber quando é hora e lugar de reter e de soltar...
E acima de tudo aprender a reler os significados...
A escola de hoje, como a vida, deixou prá trás o tempo e o espaço definidos, estáticos e imutáveis; a internet, o psicopompo da mudança, entra nos lares antes do nascimento de crianças, acompanha-lhes o parto no hospital e continua companheira fiel do isolamento on line dos joguinhos e das redes de convivência (???).
A escola saiu do lugar, anda por onde estão os alunos, busca-os no interior das suas necessidades e expectativas, das suas dificuldades e particularidades... Adaptação aos tempos novos, ao novo homem, à necessidade de satisfação imediata dos desejos urgentes...
A escola vai longe, vai a todos os locais, mas;
como vai?
o que leva?
o que transforma?
como transforma?
por que transforma?
para que transforma?
a quem transforma?
que perguntas faz?
ouve as respostas?
sabe traduzi-las?
o que faz com elas?
E mais:
E o novo professor, já chegou ao cenário? Ou estamos no limbo do eterno choque de gerações, desta vez mais profundo, mais estonteantemente veloz???
Perguntas, perguntas, perguntas...
Penso que suas perguntas deverão aumentar com o tempo, com as leituras, as discussões. Mas, certamente, algumas respostas virão ou serão construídas por você. Não estamos sempre no limbo como professores?
ResponderExcluirConcordo com a Rita... as perguntas tendem a aumentar, o que é um bom sinal, visto que indica o não acomodamento pessoal diante dessas questões. Há dias que são tantos e tamanhos que a angústia bate, porém há outros em que a sala de aula nos traz respostas que nem mesmo o maior estudioso é capaz de trazer. Enfim... essa é a magia de ser professor e de se trabalhar com pessoas, seres em constante mudança... Nada é exato, cada ação é um mistério novo a ser desvendado! ;)
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